Sem categoria

Apresentação dos Andores de São João Baptista e de São João Evangelista | Igreja de São Roque, Lisboa | 20 de julho às 17 horas

i 17 Julho 2023

Andores de São João Baptista e São João Evangelista, do Museu Rainha Dona Leonor (Beja), vão poder ser apreciados em Lisboa.

Exposição resulta de colaboração entre DRCAlentejo – Museu Rainha Dona Leonor e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa – Museu de São Roque.

Os andores em prata, de São João Baptista e São João Evangelista, pertencentes ao Museu Rainha Dona Leonor, estarão em exposição na Igreja de São Roque, em Lisboa, a partir das 17h00 do próximo dia 20 de julho. Em cada andor, desenvolvem-se composições escultóricas com cenas da vida do santo respetivo: o Batismo de Cristo; o Martírio de São João Evangelista.

A sessão de inauguração contará com a presença da Senhora Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, e com uma breve apresentação das obras, pela Professora Maria Isabel Roque, doutorada em História pela Universidade Lusíada, com a tese ‘Musealização do sagrado: Práticas museológicas em torno de objetos do culto católico’.

A opulência material e formal destes andores do século XVIII – em prata e prata dourada, com pedras preciosas e vidro, madeira policromada e têxteis – notáveis exemplares da ourivesaria portuguesa setecentista, testemunha a riqueza do Real Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição de Beja. Pertencentes às confrarias monásticas das Baptistas e das Evangelistas, rivais nas manifestações do culto prestado aos seus santos patronos, São João Baptista e São João Evangelista, favoreciam o aparato barroco das procissões do Corpo de Deus em que ambos eram levados pelas ruas de Beja.

Esta exposição, com encerramento previsto para janeiro de 2024, resulta de um acordo de colaboração estabelecido entre o Museu Rainha Dona Leonor, tutelado pela Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), e o Museu de São Roque, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Conferência – As necrópoles antigas de Beja: do período romano à época moderna | 8 de dezembro

i 5 Dezembro 2022

8 DE DEZEMBRO DE 2022, 15h30, Igreja de Santo Amaro/ Núcleo Visigótico.

Conferência complementar no âmbito do Passeio Luminoso de 11 de dezembro de 2022, às 10h30 (Ponto de encontro: Igreja de Santo Amaro / Núcleo Visigótico).

No âmbito deste passeio único ocorrerá no dia 8 de dezembro, quinta-feira, pelas 15h30, uma conferência que o complementará, não sendo requisito a participação nas duas atividades. Nesta palestra de dia 8, quinta-feira, será possível observar e discutir com outros recursos técnicos os achados funerários descobertos em Beja. A conferência estará a cargo de Miguel Serra, arqueólogo que participou em várias intervenções arqueológicas em espaços funerários antigos da cidade.

Organização em parceria com a Câmara Municipal de Beja.

Museu Rainha Dona Leonor encerra temporariamente ao público para trabalhos inerentes a recuperação e valorização do edifício sede. 

i 8 Novembro 2022

 

O Museu Rainha Dona Leonor vai encerrar ao público por necessidade de serem efetuados trabalhos inerentes à obra de recuperação e valorização do seu edifício sede, o Convento da Conceição. Esta obra é realizada no âmbito da candidatura “Valorização e Conservação do Convento de Nossa Senhora da Conceição – Museu Rainha Dona Leonor, em Beja” apresentada ao Alentejo 2020 pela Associação Portas do Território em parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo e a Câmara Municipal de Beja.

O Núcleo Visigótico do Museu, instalado na Igreja de Santo Amaro, junto ao Castelo de Beja, manter-se-á aberto sem qualquer alteração ao seu horário normal de funcionamento, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. 

APOM em Movimento | 11 de novembro

i 31 Outubro 2022

No próximo dia 11 de novembro, a Associação Portuguesa de Museologia promove o segundo Encontro “APOM em Movimento” uma iniciativa que pretende constituir-se como um momento de encontro entre os profissionais dos museus, promovendo a partilha de experiências e a criação de sinergias.
A segunda sessão terá lugar no Museu de Sesimbra. O Encontro tem início com a apresentação de projetos distinguidos na região, ao longo dos últimos anos, sublinhando o impacto da atribuição dos Prémios APOM nas instituições museológicas. O programa fica completo com a visita acompanhada a alguns dos museus da cidade.

 

Procedimento Concursal – Mobilidade Interna

i 16 Setembro 2022

Estão abertas até ao dia 30 de setembro, 2 vagas por Mobilidade Interna, para Assistente Técnico no Museu Rainha D. Leonor.

https://www.bep.gov.pt/pages/oferta/oferta_detalhes.aspx?CodOferta=101136&fbclid=IwAR29hFg38fnb4f8dcqEiEKUnbud6UBwk3vx9y8w3zpTnmq5Yx-uq-K2UYog

Museu Rainha Dona Leonor encerra temporariamente ao público para trabalhos inerentes a recuperação e valorização do edifício sede .

i 16 Agosto 2022

Museu Rainha Dona Leonor encerra temporariamente ao público para trabalhos inerentes a recuperação e valorização do edifício sede

Reabre a partir do próximo dia 1 de setembro. 

O Museu Rainha Dona Leonor vai encerrar ao público entre os dias 13 e 31 de agosto de 2022, por necessidade de serem efetuados trabalhos inerentes à obra de recuperação e valorização do seu edifício sede, o Convento da Conceição. Esta obra é realizada no âmbito da candidatura “Valorização e Conservação do Convento de Nossa Senhora da Conceição – Museu Rainha Dona Leonor, em Beja” apresentada ao Alentejo 2020 pela Associação Portas do Território em parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo e a Câmara Municipal de Beja.

O Museu reabre ao público a partir do próximo dia 1 de setembro, com um regime de visitas acompanhadas, em função dos condicionamentos impostos pelos trabalhos em curso. 

O Núcleo Visigótico do Museu, instalado na Igreja de Santo Amaro, junto ao Castelo de Beja, manter-se-á aberto sem qualquer alteração ao seu horário normal de funcionamento, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. 

Reabertura do Núcleo Visigótico do Museu Rainha D. Leonor

i 5 Abril 2022

A partir do dia 5 de Abril, o Núcleo Visigótico do Museu Rainha Dona Leonor reabre as suas portas ao público.

Instalado na Igreja de Santo Amaro desde 1991, constitui um das mais importantes coleções do período visigótico na Península Ibérica.

Horário: de terça-feira a domingo, das 10.00h às 12.30h e das 14.00 às 17.30h.

 

Reabertura do Museu Rainha Dona Leonor

i 8 Fevereiro 2022

A partir de hoje, 8 de fevereiro, o Museu Rainha Dona Leonor reabre ao público, ainda com restrições.

Venha visitar-nos!