Museu Rainha Dona Leonor

FESTA DO MUSEU | 20, 21 e 22 de outubro

i 18 Outubro 2023

 

Organizada pelo Museu Rainha Dona Leonor em parceria com a associação Grupo de Amigos do Museu, com o apoio do Município de Beja e da Santa Casa da Misericórdia de Beja, a “Festa do Museu” terá lugar nos próximos dias 20, 21 e 22 de outubro.

As várias atividades programadas, com entrada livre, terão lugar no Largo da Conceição, em frente ao Museu Rainha Dona Leonor, sede, e no seu Núcleo Visigótico, Igreja de Santo Amaro, em Beja.

Trata-se da segunda edição desta iniciativa, que se dirige à comunidade próxima e ao público em geral, com o objetivo de estimular o interesse e captar a atenção da comunidade pelo Património Cultural da Cidade de Beja e pelo Museu como parte integrante desse valioso legado. Durante três dias poderemos desfrutar de várias atividades e manifestações culturais, como as artes plásticas, a música ou o teatro, com um cunho acentuado de diversidade e originalidade.

Jornadas Europeias do Património Cultural 2023 no Museu Rainha Dona Leonor

i 20 Setembro 2023

O Museu Rainha D. Leonor, associa-se à celebração das Jornadas Europeias do Património Cultural, (JEP), organizando visitas guiadas ao Centro Histórico de Beja.

Trata-se do evento cultural mais amplamente partilhado pelos cidadãos da Europa, numa iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, para celebrar o diverso património cultural das cidades, regiões e pessoas na Europa.

Entendendo o Património como um projeto de cidadania, a Direção-Geral do Património Cultural, coordenadora nacional das JEP, com a participação das entidades e pessoas que a ela se associam, pretende sensibilizar as comunidades, de forma inclusiva, para a importância do conhecimento, da proteção e da incorporação do património no nosso quotidiano como uma realidade dinâmica e voltada para o futuro.

O Programa preparado pelo Museu Rainha D. Leonor compreende duas visitas guiadas onde se convidará os participantes a aperceber-se de como o passado é preservado na memória coletiva, bem como dos acontecimentos e saberes que fazem parte da história da comunidade.

Local de encontro: Largo da Conceição, junto ao Convento da Conceição, sede do Museu

Dia 21 de setembro às 10.00h

Dia 22 de setembro às 18.00h

A visitas são gratuitas e não necessitam de inscrição.

 

AVISO – O Museu Rainha Dona Leonor encontra-se temporariamente encerrado.

i 17 Janeiro 2022

Grelhagem do passadiço do Palácio dos Infantes – modelo 3D

i 17 Janeiro 2022

Grelhagem do passadiço que ligava o Palácio dos Infantes à igreja do Convento de Nossa Senhora da Conceição, em Beja. Obra mudejar, em terracota, datada do final do século XV.

Esta peça pode ser vista no Museu Rainha Dona Leonor.

link – https://skfb.ly/o8GJ9

Museu Regional de Beja bateu recorde de visitantes em 2015

i 16 Fevereiro 2016

12698408_652120274928216_8942672562270386460_oDurante o ano de 2015 o Museu Regional de Beja foi visitado por 23 658 pessoas. Em termos estatísticos, corresponde ao melhor ano de sempre na história da instituição – o Museu está instalado no antigo Real Mosteiro Nossa Senhora da Conceição desde outubro de 1927.

Para este crescimento relativamente acentuado (o segundo melhor ano foi 1995, com 20 698) contribuíram, não só o aumento do número de visitas estrangeiras ao nosso país, isto é, o crescimento substancial do turismo em Portugal, como também diversas atividades levadas a cabo por toda a equipa do Museu, nomeadamente: organização de exposições temporárias; organização de atividades pedagógicas; apoio a trabalhos escolares, do 1º ciclo ao ensino universitário, incluindo teses de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento; apoio a investigadores nas áreas da História, História da Arte, Arqueologia e Museologia; organização de visitas guiadas aos diferentes espaços do Museu (Convento da Conceição, Núcleo Visigótico e Núcleo Expositivo da Rua dos Infantes) e à cidade de Beja; organização de visitas temáticas: pintura, arqueologia, ourivesaria, azulejaria, renascimento, barroco, romano, visigótico, etc.; e, finalmente, o estabelecimento de parcerias com outras instituições: 12698386_652120314928212_9088946745344654429_oEscola D. Manuel I, Associação de Defesa do Património da Região de Beja, Câmara Municipal de Beja (Casa da Cultura/Bedeteca), e Museu Municipal Joaquim Vermelho, em Estremoz.

Em 2015, foi também o ano em que o Museu de Beja, depois de um período algo conturbado da sua já longa história de vida, passou para a tutela da CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo.

Francisco Paixão