Actividades

FESTA DO MUSEU | 20, 21 e 22 de outubro

i 18 Outubro 2023

 

Organizada pelo Museu Rainha Dona Leonor em parceria com a associação Grupo de Amigos do Museu, com o apoio do Município de Beja e da Santa Casa da Misericórdia de Beja, a “Festa do Museu” terá lugar nos próximos dias 20, 21 e 22 de outubro.

As várias atividades programadas, com entrada livre, terão lugar no Largo da Conceição, em frente ao Museu Rainha Dona Leonor, sede, e no seu Núcleo Visigótico, Igreja de Santo Amaro, em Beja.

Trata-se da segunda edição desta iniciativa, que se dirige à comunidade próxima e ao público em geral, com o objetivo de estimular o interesse e captar a atenção da comunidade pelo Património Cultural da Cidade de Beja e pelo Museu como parte integrante desse valioso legado. Durante três dias poderemos desfrutar de várias atividades e manifestações culturais, como as artes plásticas, a música ou o teatro, com um cunho acentuado de diversidade e originalidade.

Jornadas Europeias do Património Cultural 2023 no Museu Rainha Dona Leonor

i 20 Setembro 2023

O Museu Rainha D. Leonor, associa-se à celebração das Jornadas Europeias do Património Cultural, (JEP), organizando visitas guiadas ao Centro Histórico de Beja.

Trata-se do evento cultural mais amplamente partilhado pelos cidadãos da Europa, numa iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, para celebrar o diverso património cultural das cidades, regiões e pessoas na Europa.

Entendendo o Património como um projeto de cidadania, a Direção-Geral do Património Cultural, coordenadora nacional das JEP, com a participação das entidades e pessoas que a ela se associam, pretende sensibilizar as comunidades, de forma inclusiva, para a importância do conhecimento, da proteção e da incorporação do património no nosso quotidiano como uma realidade dinâmica e voltada para o futuro.

O Programa preparado pelo Museu Rainha D. Leonor compreende duas visitas guiadas onde se convidará os participantes a aperceber-se de como o passado é preservado na memória coletiva, bem como dos acontecimentos e saberes que fazem parte da história da comunidade.

Local de encontro: Largo da Conceição, junto ao Convento da Conceição, sede do Museu

Dia 21 de setembro às 10.00h

Dia 22 de setembro às 18.00h

A visitas são gratuitas e não necessitam de inscrição.

 

FUTURAMA – Exposição / Performance INSULARIDADE | 16 de junho

i 9 Junho 2023

FUTURAMA – Exposição | Performance

16 de junho | 20h

Núcleo Visigótico do Museu Rainha Dona Leonor (Igreja de Sto. Amaro)

INSULARIDADE (performance)

O meu corpo é uma ilha.

Como ilhas suspensas somos corpos à deriva entre as leis dos humanos e os desígnios da natureza. Simone de Beauvoir disse que “ser livre é também querer os outros”.

O pote é um símbolo do mundo. Ao carregar o pote à cabeça recrio as mitologias. Assumo o lugar de Atlas, propondo uma mulher como pilar que sustém o mundo e o nutre. Mulher axis mundi. Caminho entre o solo e o céu, entre uns e outros, estabeleço pontes e trânsito entre mundos. Sou mulher e transporto o mundo à cabeça, simbolicamente representado num pote de água que é coroa. Quero que me vejam e observem. Quero caminhar na direção do interior de quem me olha, para libertar, para lembrar que somos seres iguais e todo o espaço nos é comum. Mulher pote e caminho.

A fotografia como meio para um ensaio sobre a condição do humano em trânsito entre o que ficou e o que será. A minha pele não é diferente da tua. Caminho com um pote à cabeça transportando identidade pelo território urbano. Fotografo o meu corpo que é ilha em conjunto com outros corpos. Suspendemos o pote bem alto, somos o futuro e o sul é o nosso norte.

Esta é a minha luta: por isso insisto em processos de valorização, nos acordos coletivos de trabalho, na equidade e nas muitas dúvidas sobre a meritocracia. Afirmo a importância da mulher, da minha utopia de viver na eterna luta que é causa para a revolução cultural e social. Não se ensina a liberdade, mas, incute-se o medo e o perigo do confronto condicionado e sem voz: continuarei a sofrer por todas as mulheres condicionadas por todas aquelas impedidas de ousar viver em liberdade de viver a plenitude da sua própria verdade.

Performance e instalação fotográfica INSULARIDADE

Ficha Técnica:

Autoria: Jacira da Conceição

Performer: Jacira da Conceição

Workshop “Os Objetos Arqueológicos como Intérpretes do Património: o caso do Outeiro do Circo” | 22 de abril

i 12 Abril 2023

 

Os Objetos Arqueológicos como Intérpretes do Património: o caso do Outeiro do Circo

Local: Núcleo Visigótico do Museu Rainha D. Leonor – Igreja de Santo Amaro (Beja)
22 de Abril – 14h30-17h30.

Workshop gratuito mas sujeito a inscrição para: miguel.antonio.serra@gmail.com

Para mais informações: https://outeirodocirco.blogspot.com/2023/04/workshop-de-divulgacao-arqueologica-em.html?fbclid=IwAR08e1CC-d9d_hxDqUHhtBXfh2G1ecU8mRufzMQciVofj7wMREr6CUxz_Zk

Pelos Tempos de Beja – figuras ilustres | Infanta Beatriz de Portugal (D. Brites) | 4 de março, 15h00, Núcleo Visigótico/Igreja de Sto. Amaro

i 27 Fevereiro 2023

 

Pelos Tempos de Beja – figuras ilustres

Conversas sobre figuras marcantes da história de Beja e da região

 4 de março

15h00 – Núcleo Visigótico do Museu Rainha Dona Leonor / Igreja de Sto. Amaro

Conferência:

Infanta Beatriz de Portugal (D. Brites)

por Maria Barreto Dávila

A infanta D. Beatriz, duquesa de Beja (1429-1506), foi uma das mulheres mais influentes do século XV, em Portugal. Ao longo desta comunicação abordaremos a vida da duquesa que governou o Atlântico e controlou a vida política a partir de Beja.

Maria Barreto Dávila é investigadora do CHAM – Centro de Humanidades e do Centro de História da FLUL. Os seus interesses científicos passam sobretudo pelo estudo do século XV, quer sobre o primeiro período da colonização Atlântica, quer sobre a nobreza portuguesa. Nos último anos tem-se dedicado ao estudo da relação entre as mulheres e o poder, tendo analisado o governo do Atlântico português por parte de um mulher, a infanta D. Beatriz de Portugal, entre 1470-1485. É autora do livro A Mulher do Descobrimentos. D. Beatriz, Infanta de Portugal (Esfera dos Livros, 2019).

Pelos Tempos de Beja – figuras ilustres são conversas bimestrais promovidas pela Câmara Municipal de Beja em colaboração com o Museu Rainha Dona Leonor e a Associação de Defesa do Património de Beja (ADP). Neste novo ciclo lançamos o desafio a diversos investigadores para que abordem a biografia de várias figuras, nascidas na cidade ou com interferência no seu devir histórico.

O Núcleo Visigótico do Museu Rainha Dona Leonor – Igreja de Santo Amaro e o Castelo de Beja – Casa do Governador serão, alternadamente, os espaços habituais de conversa.​

Apresentação do livro “Mulheres de Beja” | 9 de dezembro

i 7 Dezembro 2022

 

 

9 DE DEZEMBRO DE 2022, 18h, Igreja de Santo Amaro/ Núcleo Visigótico.

“Mulheres de Beja”, da autoria de Florbela Barão da Silva e M. Margarida Pereira Müller, ilustrado por Cristina Matos, compila 30 nomes de mulheres que marcaram a região de Beja nas mais variadas atividades.

“Para o desenvolvimento de beja contribuíram homens e mulheres, ficando, porém, estas quase sempre esquecidas por quem escreve a História. As mulheres, frequentemente retratadas como personagens secundárias na formação das vilas, das cidades e dos países, são na realidade a chave para a sobrevivência das famílias e crescimento da população, contribuindo decisivamente para o progresso da Humanidade com o seu talento, trabalho, competência e a sua coragem.”

Pelos Tempos de Beja – figuras ilustres | Ezequiel Soveral Rodrigues por Constantino Piçarra | 3 de Dezembro, 15h30, Castelo de Beja

i 29 Novembro 2022

Pelos Tempos de Beja – figuras ilustres

Conversas sobre figuras marcantes da história de Beja e da região

 

3 de Dezembro

15h30 – Castelo de Beja, Casa do Governa​dor

 

Conferência:

Ezequiel Soveral Rodrigues

por Constantino Piçarra

 

Pelos Tempos de Beja – figuras ilustres são conversas bimestrais promovidas pela Câmara Municipal de Beja em colaboração com o Museu Rainha Dona Leonor e a Associação de Defesa do Património de Beja (ADP). Neste novo ciclo lançamos o desafio a diversos investigadores para que abordem a biografia de várias figuras, nascidas na cidade ou com interferência no seu devir histórico.

O Núcleo Visigótico – Igreja de Santo Amaro e o Castelo de Beja – Casa do Governador serão, alternadamente, os espaços habituais de conversa.​

 

 

Workshop de Zooarqueologia | 26 de Novembro

i 17 Novembro 2022

O Projecto Outeiro Do Circo organiza, em parceria com o Museu Rainha D. Leonor e com a Cooperativa O Legado da Terra, um workshop de Zooarqueologia, sobre o tema “O estudo de restos de animais em arqueologia”.

 A iniciativa é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia e irá decorrer no Museu Rainha D. Leonor, no dia 26 de Novembro, entre as 10h00 e as 17h30.

O workshop terá como formador o Doutor Nelson J. Almeida, da Cooperativa O Legado da Terra e investigador do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa (Uniarq).

Esta atividade insere-se no plano educativo do Projeto de Investigação e Divulgação do Outeiro do Circo 2022-2023 e conta com o apoio da empresa de arqueologia Palimpsesto e o financiamento da Câmara Municipal de Beja.

Inscrições e pedido de informações para: miguel.antonio.serra@gmail.com.

FESTA DO MUSEU | 15, 16 e 17 de outubro

i 13 Outubro 2022

Organizada através de uma parceria entre o Museu Rainha Dona Leonor e o respetivo Grupo de Amigos do Museu, com o apoio do Município de Beja, a “Festa do Museu”,  terá lugar nos próximos dias 15, 16 e 17 de outubro, dirigida ao público em geral. Serão realizadas no Museu Rainha Dona Leonor, em Beja, várias atividades com entrada livre e haverá animação no exterior, no Largo da Conceição.

A iniciativa pretende estimular o interesse e captar a atenção da comunidade pelo Património Cultural da cidade de Beja e pelo Museu como parte integrante desse valioso legado. Durante três dias serão realizadas várias atividades, além de visitas temáticas, que se caracterizam pela diversidade, originalidade e por estarem associadas a outras manifestações culturais como as artes plásticas, música ou gastronomia.

No dia 17, entre as 10h e as 17h, visitas, oficinas e outras atividades convidam também as escolas a participar na “Festa do Museu”.

 

 

 

 

Workshop ‘Aplicação de novas tecnologias ao registo e digitalização de Património’ – 2.ª Edição | 30 de setembro

i 23 Setembro 2022

Workshop ‘Aplicação de novas tecnologias ao registo e digitalização de Património’ – 2.ª Edição

30 de setembro – Beja – Museu Rainha Dona Leonor – Das 10h às 17h

 

A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) organiza a 2.º edição do workshop ‘Aplicação de novas tecnologias ao registo e digitalização de Património’ que terá lugar dia 30 de setembro, no Museu Rainha Dona Leonor, em Beja.

A iniciativa insere-se no âmbito do Projeto Magallanes_ICC cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Interreg Espanha-Portugal.

A participação nesta oficina, que decorrerá entre as 10h e as 17h, não requer conhecimentos prévios sobre a matéria. O objetivo é proporcionar a experiência de utilização da fotogrametria digital: realização da captura de dados fotográficos de forma adequada, aplicação de ferramentas informáticas de processamento e pós-processamento, bem como criação de modelos 3D.

Os formadores são técnicos com vasta experiência na aplicação desta técnica ao património cultural móvel, peças de museu, e imóvel, monumentos e sítios arqueológicos.
Recomenda-se aos participantes que levem para esta oficina uma máquina fotográfica digital, ou telemóvel com câmara, e o cabo de ligação ao computador.

A inscrição é  gratuita, mas obrigatória, através do endereço drcalentejo@centromagallanes.es .