Actividades

18 de Abril de 2018 Dia Internacional de Monumentos e Sítios (Ficha de Inscrição)

i 11 Abril 2018

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios visa promover os monumentos e sítios históricos e valorizar o nosso património, ao mesmo tempo que tenta alertar para a necessidade da sua conservação e protecção. O Museu Regional de Beja sugere uma visita guiada à Igreja de Santo Amaro (Núcleo Visigótico), classificada como Monumento Nacional desde 1936, e aos seus espaços envolventes, terminando depois no Núcleo da Rua dos Infantes, onde está patente uma exposição de fotografia de Vergílio Correia, estudioso da referida Igreja.
A igreja (que também foi confraria, cooperativa, etc.), as festas e romarias que se fizeram nesta zona da cidade, as ruas, o abastecimento de água, o Arco e outras “histórias” são a nossa proposta para partilhar consigo, num agradável e pequeno passeio, dia 18 de Abril.

A visita é gratuita, carecendo, no entanto, de pré-inscrição, através do formulário em baixo, por telefone (nº 284 323 351) ou presencialmente, na portaria do antigo Convento da Conceição.

 

Dia 18 de Abril de 2018
Visita guiada.
Manhã:
Início: 10:00h.
Local de encontro: Porta principal da Igreja de Santo Amaro
Termo: Núcleo Expositivo da Rua dos Infantes.
Duração: cerca de 01:30h.
Nº limite de participantes: 50.

Tarde:
Início: 14:30h.
Local: Porta principal da Igreja de Santo Amaro
Termo: Núcleo Expositivo da Rua dos Infantes.
Duração: cerca de 01:30h.
Nº limite de participantes: 50.

Formulário de inscrição

Dia Internacional dos Museus e Noite dos Museus 2017

i 18 Maio 2017

Dia Internacional dos Museus – 18 de Maio:

– Funcionamento: das 09:30h às 12:30h e das 14:00 às 17:15h:
– Inauguração de exposição (Flávio Luís, exposição de Banda Desenhada)
– Oficina de Jogos Tradicionais
– Atelier do barro
– Visitas guiadas
– Entrada gratuita

Noite dos Museus – 20 de Maio:

– Neste dia o Museu reabre às 19.00h até às 00.00h.
– Entrada gratuita;
– Serão efectuadas visitas guiadas temáticas às exposições permanentes e temporárias.
– Inauguração da exposição “Património Quinhentista do Munícipio de Condeixa-a-Nova”.

Ateliers de Verão, Fotografia e Património 2016

i 8 Junho 2016

flyer

Atelier do Património
15 de Junho a 15 de Julho

Atelier de Fotografia Digital e Património
15 de Junho a 8 de Julho

Inscrições: Por telefone 284 323 351

Actividades 18, 20 e 21 de Maio de 2016

i 16 Maio 2016

18 de Maio / 2016 – Dia Internacional dos Museus
Entrada gratuita no Museu e visitas guiadas.
Inaugura-se a exposição “Os Vampiros”, de Filipe Melo e Juan Cavia, integrada no XII Festival Internacional de Banda Desenhada.

20 de Maio / 2016
Inaugura-se a exposição “Imperium”, com materiais romanos das reservas do Museu Regional de Beja., integrada nas actividades do Festival Romano da Câmara Municipal de Beja.
Esta exposição estará patente no Núcleo Expositivo da Rua dos Infantes até ao dia 20 de Julho de 2016.

21 de Maio / 2016
O Museu participa na iniciativa europeia da Noite dos Museus, com visitas até à 1:00h, no Núcleo da Rua dos Infantes.

PAIAÇÚ, um cântico pela interculturalidade no Museu Regional de Beja

i 12 Abril 2016

cartaz%20Paiaçú%20BejaPAIAÇÚ, um cântico pela interculturalidade, na Igreja do Convento Nossa Senhora da Conceição, em Beja. Dia 17 de Abril (domingo) pelas 18.00h

PAIAÇÚ é um sermão de sermões de Padre António Vieira, que ao longo da representação se transforma num hino ao diálogo entre os povos, conciliando os textos do século XVII com cânticos dos séculos XX e XXI, interpretados por Sílvia Filipe, e que expressam diferentes manifestações de fé popular e diferentes lutas dos povos contra ditadores e exploradores, sobretudo na América Latina e em África, mas não só.

PAIAÇÚ é uma performance singular pois dá a oportunidade ao ator João Grosso de representar do púlpito da Igreja do Convento Nossa Senhora da Conceição. Segundo João Grosso “é totalmente diferente estar num palco ou no púlpito da Igreja. O tempo de reverberação é menor – o som bate na parede lateral mais rapidamente e depois espalha-se pela nave. É muito interessante porque existe um envolvimento físico, o som envolve o corpo todo. E esta experiência emocional é muito importante no século XVII onde se valorizava de sobremaneira a componente representacional, emocional e dramática”. E que os espetadores do próximo domingo, na Igreja da Conceição, podem também sentir. “Pois não se trata de falar de boca a ouvidos, mas trata-se de falar de corpo para corpo – O Som unifica tudo. Em teatros isso não é possível, só em determinados espaços de igrejas e a Igreja do Convento da Conceição tem esta caraterística”.

O sucesso que PAIAÇÚ tem alcançado, não só em Lisboa mas também em outras cidades, demonstra, em parte, que a sociedade portuguesa continua a identificar-se com os sermões de Vieira – na esperança de uma cidadania mais responsável e justa, na construção de um mundo melhor.

A sobriedade de PAIAÇÚ, as suas interpretações de excelência, o contexto da Igreja do Convento da Conceição, homenageiam a qualidade literária das suas palavras e apelam a uma reflexão íntima que proporcionando paz interior a cada espetador, desperta a sua consciência para um sentido urgente de responsabilidade social e humanista.

Protocolo e Acordo de Colaboração para Valorização do Museu Regional de Beja

i 23 Fevereiro 2016

convite_assinatura_protocolo_museu_regional_bejaNo próximo dia 24 de fevereiro, às 11h30, terá lugar a assinatura do Protocolo de Colaboração Técnica e Científica para a Valorização do Museu Regional de Beja, celebrado entre a CIMBAL, a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Universidade de Coimbra e a Universidade de Évora, e a assinatura do Acordo de Colaboração Mecenática para a Valorização do Museu Regional de Beja, celebrado entre a CIMBAL e a Fundação Millennium BCP.

A cerimónia pública decorrerá no Museu de Beja. Instalado no Convento da Conceição – edifício de grande valor arquitetónico e artístico – o Museu, administrado pela Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, possui um valioso acervo patrimonial composto pelas coleções de Pintura, Arqueologia, Azulejaria, Escultura, Ourivesaria, Cerâmica Utilitária, Numismática, Metrologia e Ferragens.

Os documentos que serão assinados estabelecem a forma de colaboração entre os diversos outorgantes, relativamente ao processo de requalificação do edifício do Museu, assim como à conservação e valorização do acervo do Museu Regional de Beja.

Neste âmbito é também de salientar o apoio mecenático prestado pela Fundação Millennium BCP.

Ateliers de Verão, Fotografia e Património

i 13 Junho 2014

verao

Atelier de Fotografia Digital e Património

16 de Junho a 11 de Julho

Publico alvo: dos 8 aos 13 anos

Dias: Terças, quartas e quintas-feiras

Horário: das 10:00h às 12:00h

Local: Museu regional de Beja

Atelier do Património

30 de Junho a 28 de Julho

Publico alvo: dos 8 aos 13 anos

Dias: Segundas e sextas-feiras

Horário: das 10:00h às 12:00h

Local: Museu Regional de Beja

Inscrições: Por telefone 284 323 351 ou pessoalmente, no Museu Regional de Beja.

Noite dos Museus – 17 de Maio 2014

i 15 Maio 2014

40X60_POUR_3DÀ semelhança dos anos anteriores, O Museu Regional de Beja associa-se às comemorações da Noite dos Museus no dia 17 de maio de 2014 (sábado).
Através dos espaços percorridos no antigo Convento da Conceição, várias opções se deparam aos olhos (e ouvidos) dos visitantes entre as 18:00h e a 01:00h.

PROGRAMA
18:00
Inauguração da exposição de pintura Desencontros.
Exposição temporária de pintura a óleo sobre tela do artista plástico Jorge Tereno.

19:00 – 01:00
Visita guiada ao Convento da Conceição – sua história e arquitectura.
Visita guiada à exposição permanente
Visita guiada às colecções de pintura, azulejaria, escultura, ourivesaria e arqueologia.

Visita guiada às exposições temporárias:
– “Desencontros”, pintura a óleo sobre tela de Jorge Tereno;
– “Pintar a Pré-História”, exposição de trabalhos de expressão plástica de alunos do 1º ciclo do ensino básico do concelho de Montemor-o-Novo.

21:00 – 22:30
Clube de Leitura da Biblioteca Municipal de Beja
Sessão do clube de leitura da Biblioteca Municipal, leitura e discussão de um livro, partilha de outras leituras, com a participação do poeta Martinho Marques.

Projecto SOS Azulejo

i 5 Maio 2014

3214Na manhã do dia 7 de Maio os alunos da Escola Básica de Mário Beirão vão ENCHER de colorido o Largo da Conceição, frente ao Museu Regional de Beja – Museu Rainha D. Leonor, numa iniciativa integrada no Projecto SOS Azulejo.

O Projecto “SOS Azulejo”, coordenado pelo Museu de Polícia Judiciária, visa sensibilizar para a delapidação do nosso património azulejar resultante de furto, vandalismo ou pura incúria.

Cerca de 400 alunos, do pré-escolar ao 3º ciclo, vão cobrir com réplicas de azulejos o Largo do Museu formando um GRANDE tapete.

Ao mesmo tempo decorrerá um workshop de pintura de azulejos e a montagem de puzzles de azulejos.

Para além da Escola Básica de Mário Beirão participam na organização da iniciativa o Município de Beja, o Museu Regional de Beja – Museu Rainha D. Leonor e a Associação para a Defesa do Património Cultural da Região de Beja.

Programa – 22 a 30 de Abril Museu Regional de Beja

i 22 Abril 2014

CartazMuseuDe 22 a 30 de Abril, irão decorrer, nos espaços do Museu Regional de Beja, as seguintes actividades:

(mais…)