Exposição temporária “Ourivesaria nas Colecções do Museu Regional de Beja” – 2007

Esteve patente ao público no Museu Regional, e encerrou no fim do mês de Setembro a exposição temporária Ourivesaria nas Colecções do Museu Regional de Beja.

A colecção é constituída essencialmente por peças de carácter religioso, provenientes das antigas igrejas e conventos de Beja. O pequeno núcleo de ourivesaria civil, foi generosamente oferecido ao Museu por particulares em 1970.

Na colecção de ourivesaria religiosa salientam-se as sacras, porta missais, custódias, cálices, turíbulos, castiçais, banqueta, resplendores, campainhas e naveta, datadas dos séculos XVI a XVIII. As peças mais importantes da colecção são, sem dúvida, os dois andores e respectivas peanhas que se encontram expostos no centro da Igreja. Estas peças, de grande beleza e originalidade, pertenceram às duas Irmandades do Convento da Conceição, Baptistas e Evangelistas, e saíam anualmente na procissão do Santíssimo Sacramento.