Exposição Escrita no Baixo Alentejo – das origens aos nossos dias

i 30 Janeiro 2018 Exposições

O Museu Regional de Beja e a Câmara Municipal de Beja inauguram, no próximo dia 6 de fevereiro, pelas 18h, no Núcleo Visigótico do Museu (Igreja de Santo Amaro), a exposição Escrita no Baixo Alentejo – das origens aos nossos dias. Esta exposição é uma iniciativa da Rede de Museus do Baixo Alentejo, com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), e pretende mostrar a evolução da escrita, neste território, ao longo da história.

No sudoeste peninsular a escrita desenvolve-se há mais de 2500 anos sendo que, na sua génese, se encontra quase exclusivamente nos monumentos funerários. Os primeiros sistemas de escrita surgem no Oriente há mais de 5000 anos. No entanto, o nosso alfabeto tem a sua origem no Fenício, criado há cerca de 3000 anos, o que propiciou o desenvolvimento neste território, especialmente no sul do Alentejo e Algarve, de uma escrita designada como “escrita do sudoeste”. O Império Romano vem introduzir grandes transformações e deixa importantes marcas, não só nos vestígios arqueológicos e nos objetos, como também na escrita com a introdução dos carateres latinos. Posteriormente, a extensão do domínio islâmico ao Al-Ândalus deixou significativos vestígios que não se resumem só aos suportes em pedra mas se encontram também noutros materiais, como a cerâmica e o osso, sendo a maior parte dos textos marcados por um forte conteúdo religioso, transcrevendo com frequência passagens do Corão.

No Mundo Moderno, a escrita ganha novos suportes e inventa-se a imprensa o que permite revolucionar a difusão da informação e replicação dos documentos. No entanto, ao longo dos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX, a maioria dos documentos, públicos ou privados, são ainda manuscritos. Nos séculos XIX e XX divulga-se progressivamente a máquina de escrever e a escrita ganha uma maior uniformidade e rapidez de produção assistindo-se, na segunda metade do século XX, a um tremendo avanço tecnológico onde o suporte material dá lugar ao suporte virtual.

A exposição estará patente ao público de 6 a 26 de fevereiro de 2018, de segunda a sexta feira, das 9:30h às 12:30h e das 14h às 17h.