Exposição Vergílio Correia (1888-1944)) – Um olhar fotográfico

i 2 Março 2018 Exposições

O Museu Regional de Beja e O Centro de Estudos Vergílio Correia (Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova e Associação Ecomuseu de Condeixa) inauguram no próximo dia 8 de Março, pelas 18:00h, no Núcleo Expositivo do Museu Regional de Beja (Rua dos Infantes), a exposição Vergílio Correia (1888-1944) – Um olhar fotográfico. Esta exposição é composta por fotografias da autoria de Vergílio Correia, guardadas pela família ao longo de quase um século, e revelam alguns dos temas dos diversos estudos que este arqueólogo realizou e dedicou às gentes e às nossas raízes histórico-culturais.

Vergílio Correia, professor da Universidade de Coimbra, fez parte do grupo de arqueólogos que descobriram a cidade romana de Conimbriga, foi um dos seus principais investigadores, para além de ter sido um notável antropólogo, etnógrafo e eminente historiador de arte.

As fotografias expostas, captadas pelo olhar sensível de Vergílio Correia, de temática predominantemente etnográfica, valorizam os ritmos do trabalho, no campo e nas oficinas, a religiosidade de um povo, os homens, as paisagens, os animais e sistemas de atrelagem, as feiras e a etnografia do traje.

A exposição estará patente ao público de 8 de Março a 30 de Abril de 2018, de segunda a sexta feira, das 9:30h às 12:30h e das 14:30h às 17:15h.