Pelos Tempos de Beja – figuras ilustres | Infanta Beatriz de Portugal (D. Brites) | 4 de março, 15h00, Núcleo Visigótico/Igreja de Sto. Amaro

i 27 Fevereiro 2023 Actividades

Pelos Tempos de Beja – figuras ilustres

Conversas sobre figuras marcantes da história de Beja e da região

15h00 – Núcleo Visigótico do Museu Rainha Dona Leonor / Igreja de Sto. Amaro

Conferência:

Infanta Beatriz de Portugal (D. Brites)

por Maria Barreto Dávila

A infanta D. Beatriz, duquesa de Beja (1429-1506), foi uma das mulheres mais influentes do século XV, em Portugal. Ao longo desta comunicação abordaremos a vida da duquesa que governou o Atlântico e controlou a vida política a partir de Beja.

Maria Barreto Dávila é investigadora do CHAM – Centro de Humanidades e do Centro de História da FLUL. Os seus interesses científicos passam sobretudo pelo estudo do século XV, quer sobre o primeiro período da colonização Atlântica, quer sobre a nobreza portuguesa. Nos último anos tem-se dedicado ao estudo da relação entre as mulheres e o poder, tendo analisado o governo do Atlântico português por parte de um mulher, a infanta D. Beatriz de Portugal, entre 1470-1485. É autora do livro A Mulher do Descobrimentos. D. Beatriz, Infanta de Portugal (Esfera dos Livros, 2019).

Pelos Tempos de Beja – figuras ilustres são conversas bimestrais promovidas pela Câmara Municipal de Beja em colaboração com o Museu Rainha Dona Leonor e a Associação de Defesa do Património de Beja (ADP). Neste novo ciclo lançamos o desafio a diversos investigadores para que abordem a biografia de várias figuras, nascidas na cidade ou com interferência no seu devir histórico.

O Núcleo Visigótico do Museu Rainha Dona Leonor – Igreja de Santo Amaro e o Castelo de Beja – Casa do Governador serão, alternadamente, os espaços habituais de conversa.​