Notícias

A ACÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO é já no próximo dia 5 de Maio!

i 4 May 2011 Actividades

O Museu Regional de Beja, juntamente com a Câmara Municipal aderiram à iniciativa SOS Azulejo, que decorrerá no próximo dia 5 de Maio no Largo da Conceição em Beja, (em frente ao Museu Regional).

A Acção vai decorrer em simultâneo de Norte a Sul do país, e contará com a participação de 12 Municípios*, 20 escolas** e quase 1000 participantes, na grande maioria crianças dos últimos anos do ensino básico.

Em doze localidades diferentes as crianças e restantes participantes vão atapetar Praças das suas localidades e painéis das suas escolas com cópias de azulejos furtados, aprender a pintar azulejos e outras técnicas de execução, inaugurar painéis por elas executados,etc.

As diversas actividades seguem duas vertentes:
– A 1ª denuncia o problema de furto, incúria e vandalismo a que actualmente estão sujeitos os azulejos históricos e artísticos portugueses e aponta para a protecção de que estes necessitam, numa perspectiva preventiva, global e multidisciplinar;
– A 2ª foca a necessidade de valorização, tomada de conhecimento e divulgação do importantíssimo património azulejar português, nos seus múltiplos aspectos.
* São os seguintes os doze Municípios envolvidos: Aveiro, Beja, Celorico de Basto, Faro, Figueira da Foz, Lagos, Miranda do Corvo, Oliveira de Azeméis, Palmela, Sintra, Porto, Trofa e Viseu.

** Mário Beirão e Santa Maria.