The Regional Museum of Beja educational sector constitutes an important link between the Museum and its public, especially the scholar sector.
Created in 1996, it has developed a series of pedagogical and amusement activities with the purpose of divulging the rich patrimony in their care.
The educational sector has as his main mission to establish a connection between the institution and the local community, and, also, as well as, with the general public visiting the Museum, developing projects and activities that are coherent with the different offers.
So, this increased the community relation with the Museum, awakening a bigger interest with the public in general, and in particular, with children and youths, about the local history and patrimony, acquiring, interpreting, and divulging new knowledge about it.
We have, to-day, at the schools disposal, an array of permanent offers that can be requested at any time.
Principais ofertas do Sector Educativo do Museu Rainha D. Leonor:
VISITAS A BRINCAR
Os Mistérios no Museu são visitas animadas com fantoches e têm como ponto de partida o próprio Museu. Pretendem principalmente estimular a curiosidade e o sentido de observação das crianças de uma forma participativa, chamando-lhes a atenção para a cor e para a forma.
Teatro de Sombras Chinesas – Acção que nos conta lendas mouras.
Curvas e contracurvas – Acção que consiste num passeio pela época do barroco
Foot Paper no Museu – Passeio pelos espaços do museu, à descoberta de diferentes época históricas através da resolução de vários enigmas por parte dos mais jovens.
Acção “Vamos aprender a reciclar” – A acção consiste no reaproveitamento de jornais, revistas velhas e folhas de papel já utilizadas com as quais se farão folhas novas, prontas a usar pela primeira vez. Para além de aprenderem a reciclar papel velho, os alunos ficarão também a saber mais sobre a importância do papel na nossa sociedade.
MALETAS PEDAGÓGICAS
Constituídas por conjuntos de diapositivos, réplicas e outros materiais de apoio.
Alentejo romano
Debaixo da terra
CONJUNTO DE DIAPOSITIVOS
Vem ver como se faz o pão
Vem ver como se pinta um azulejo
Vem ver como se trabalha o ferro
Um passeio pelo Museu Regional de Beja
Os azulejos do Convento da Conceição
A Igreja de Santo Amaro – Núcleo Visigótico
OFICINAS
Acções que consistem na aprendizagem prática da utilização de materiais segundo técnicas tradicionais.
Oficina de Azulejaria – O Azulejo Tem 1000 Anos
OFICINAS DE VERÃO
O Museu Regional de Beja, em colaboração com a Casa da Cultura de Beja, tem abertas quatro oficinas de tempos livres durante o mês de Agosto: Oficina de Banda Desenhada,Oficina de Ilustração, Oficina de Usos e Costumes e aOficina do Património.
CICLOS DE CINEMA
Ciclos de cinema subordinados a diversos temas.
EXPOSIÇÕES ITINERANTES
Visita ao Museu Regional
Conjunto de painéis onde se traça um percurso pelos espaços do Museu Regional, realçando as suas características mais notáveis e algumas das peças mais significativas do seu espólio.
A Azulejaria do Convento da Conceição
Exposição de fotografias onde se traça um percurso pelo rico espólio azulejar do Convento da Conceição.
Intervenções Arqueológicas no Centro Histórico
Exposição onde o visitante pode observar uma panorâmica geral acerca das escavações efectuadas em alguns locais da cidade de Beja.
Um arqueólogo no Alentejo
Exposição onde se propõe um percurso pela vida de Abel Viana. Professor, etnógrafo, historiador e arqueólogo, Abel Viana foi também um profundo apaixonado pelo Alentejo e pela sua herança patrimonial.
Os Domínios da Pré-história.
Através deste conjunto de painéis relata-se a evolução do Homem Pré-histórico, desde o momento em que começou a utilizar os primeiros utensílios, até à invenção da escrita.
Da História à Banda Desenhada
Exposição onde se expõem várias pranchas de banda desenhada, numa viagem que começa no período jurássico e que passa pela Antiguidade Clássica, pela Idade Média, e por outras épocas históricas, para terminar… no futuro.
Da História ao Laboratório
Exposição itinerante onde se dá a conhecer ao público alguns dos processos comummente utilizados no restauro de obras de arte e de peças arqueológicas.
VISITAS TEMÁTICAS
Além das visitas guiadas de carácter geral ao Museu Regional de Beja (Convento da Conceição e Igreja de Santo Amaro – Núcleo Visigótico), podem ser requisitadas pelas escolasvárias visitas onde se aprofundem mais os conhecimentos sobre áreas específicas. Assim o Museu Regional pode oferecer as seguintes visitas temáticas:
Centro Histórico
Visita guiada ao edifício do Convento da Conceição e à Igreja de Santo Amaro, envolvendo parte do centro histórico da cidade e relevando alguns dos seus aspectos históricos e patrimoniais.
O Convento da Conceição
A história do Convento e dos seus fundadores. Visita à Igreja, ao Claustro e à Sala do Capítulo.
Viagem pela azulejaria
Visita guiada pela azulejaria do Convento da Conceição, começando pelos exemplares hispano-mouriscos da Sala do Capítulo, do início do século XVI, até aos painéis barrocos que adornam a Igreja, do século XVIII.
Pintores portugueses, espanhóis e flamengos
Visita guiada às salas de pintura do Museu, explicação dos estilos e escolas.
A Igreja de Santo Amaro
A história da Igreja de Santo Amaro e a panorâmica da arte visigótica na cidade e no concelho.
Da Pré-história à Pax Julia romana
Visita guiada à Secção de Arqueologia.